O edifício Serramares, projetado pelo arquiteto Joel Campolina, é um edifício cheio de peculiaridades, especialmente em relação à forma.
Primeiro devido à proposta diferente, para a época (1982-1985), da disposição dos apartamentos que deveriam ser para uma pessoa ou para um casal sem filhos, portanto os apartamentos são pequenos, mas sem seguirem a proposta de kitnet. Os apartamentos possuem uma pequena sala com cozinha americana, um banheiro, um lavabo e um quarto.
Outra diferença é a urdidura do prédio. O terreno onde ele foi construído era um local onde antes estava uma vila de seis casinhas, por isso a forma alongada com seis apartamentos por andar e corredores tão peculiares.
Esses corredores são extremamente agradáveis e podem ser também considerados como uma àrea comum dos moradores, mas também como parte anexa aos apartamentos, já que estes não possuem sacada.
O edifício abriga também uma parte comercial com onze conjuntos de lojas ou escritórios.
As principais diferenças observadas entre a parte residencial e a comercial são os materiais usados para criar esses ambientes. Na parte comercial as lojas e escritórios tem as paredes de vidro e uma escada que leva à uma parte mais privada desses locais. Já na parte residencial a mobília assim como a iluminação dão uma idéia mais clara de aconchego e privacidade.
O vídeo, realizado no sketchup, mostra um pouco da sensação de estar nos corredores/varandas. Iluminados e arejados, esses corredores são definitivamente um dos aspectos mais marcantes do Serramares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário