terça-feira, 2 de novembro de 2010

Construção da Maquete e Idéias

O local escolhido foi a parte posterior da Escola de Arquitetura da UFMG, localizada na rua Cláudio Manoel
Algumas considerações:
- A passagem foi obstruída;
- Usar mais a interatividade;
- Como usar o lixo;
- Sensorial;
- Cadeiras?

Conclusões:
Continuaremos utilizando as cadeiras, daremos mais enfoque à parte sensorial e interativa da intervenção.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Design de Interação

Situated Tecnologies, University of Buffalo School of Architecture and Planning
O grupo de pesquisa Situated Technologies trabalha na tentativa de explorar as diversas formas de interação social com e dentro de um ambiente construído, a partir da utilização das tecnologias computacionais. Os ambientes utilizados são os de design, aprendizagem, arquitetura ágil e mídia generalizada. A ideia é articular as relações entre pessoas, informações e materiais.
O corpo docente associado ao grupo também são menbros da Escola de Arquitetura e Situated Technologies.

Zentrum für Kunst und Medientechnologie (ZKM)

Vista Virtual

O ZKM é um Centro de Arte e Mídia que está em uma posição única no mundo. Lá, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais são acompanhados rapidamente.
O seu trabalho combina produção e pesquisa, exibições e eventos, coordenação e documentação.

Desde 1999 o Centro de Arte e Mídia é coordenado pelo Prof. Peter Weibel e põe em prática novas teorias da mídia, testando seu potencial e novas formas de utilização doméstica dessas novas tecnoligias.


Jeffrey Shaw

Nascido em 1944, Jeffrey Shaw é conhecido como um dos principais atuantes na media arts, principalmente na área de interactive arts. Em diversas de suas obras, Shaw propõe novas formas de utilização de uma mídia já conhecida, como o cinema. Trazendo consigo novas e incríveis aplicações para o usuário através de sua própria influência sob o aparelho, trabalhando com instalações físicas expostas ao público que propõem a comunicação entre o ambiente virtual e o físico, através de uma interface instintiva e de fácil manuseio.




Diango Hernandez

Diango Hernandez nasceu em 1970 em Cuba e tem um diploma em Design Industrial pelo ISDI, Instituto Superior de Design de Havana.
Começou sua carreira fazendo experimentações juntamente com outros artistas sob o nome de "Ordo Amoris Cabinet", mas atualmente trabalha solo e mora na Alemanha.
A sua obra exposta atualmente no Inhotim se chama "Drawing (As a drop I am going out of my home)" e está exposta na Galeria da Mata.





Site do Artista

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conceitos

LE PARKOUR:
é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

DERIVA:
Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É sempre interessante construir um mapa do percurso traçado, esse mapa deve acompanhar anotações que irão indicar quais as motivações que construiu determinado traçado. É pensar por que motivo dobramos à direita e não seguimos retos, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita... Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não.

Apesar de ser inúmeros os procedimentos de deriva, ela tem um fim único, transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. Construir um espaço onde todos serão agentes construtores e a cidade será um total.

FLASH MOB:

são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

FLANEUR:

Flanêur é uma palavra do francês que pode ser traduzida como ''Flanador'' e usada para se referir a homens com um certo comportamento peculiar. Esse estilo de vida foi assim chamado pelo poeta Charles Baudelaire.

Flanar é vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta.
O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.

O flanêur é simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples.

Fonte: Wikipédia

sábado, 11 de setembro de 2010

FAD - Festival de Arte Digital

O Festival de Arte Digital é exatamente isso: um local onde as pessoas podem interagir digitalmente com a arte. São algumas instalações onde você pode intaragir com os objetos produzidos pelos artistas.Aqui algumas que eu achei mais interessantes:
Nessa instalação você toca na bolinha e quando outra pessoa te encosta um pano que está no teto muda de cor produz sons diferentes.Nessa você pode "pichar" coisas na projeção com uma lata que possui um sensor. Você também pode escolher cores diferentes.Nesse aqui você pode escolher o som que as bolinhas vão produzir ao bater na parte inferior da tela e a quantidade de bolinhas. Com umas pecinhas de lego que estão encima de um "filtro" você muda a nota quando muda elas de lugar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Serramares

O edifício Serramares, projetado pelo arquiteto Joel Campolina, é um edifício cheio de peculiaridades, especialmente em relação à forma.
Primeiro devido à proposta diferente, para a época (1982-1985), da disposição dos apartamentos que deveriam ser para uma pessoa ou para um casal sem filhos, portanto os apartamentos são pequenos, mas sem seguirem a proposta de kitnet. Os apartamentos possuem uma pequena sala com cozinha americana, um banheiro, um lavabo e um quarto.
Outra diferença é a urdidura do prédio. O terreno onde ele foi construído era um local onde antes estava uma vila de seis casinhas, por isso a forma alongada com seis apartamentos por andar e corredores tão peculiares.
Esses corredores são extremamente agradáveis e podem ser também considerados como uma àrea comum dos moradores, mas também como parte anexa aos apartamentos, já que estes não possuem sacada.
O edifício abriga também uma parte comercial com onze conjuntos de lojas ou escritórios.
As principais diferenças observadas entre a parte residencial e a comercial são os materiais usados para criar esses ambientes. Na parte comercial as lojas e escritórios tem as paredes de vidro e uma escada que leva à uma parte mais privada desses locais. Já na parte residencial a mobília assim como a iluminação dão uma idéia mais clara de aconchego e privacidade.




O vídeo, realizado no sketchup, mostra um pouco da sensação de estar nos corredores/varandas. Iluminados e arejados, esses corredores são definitivamente um dos aspectos mais marcantes do Serramares.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Visita Pampulha



Na sexta-feira (20/08) nós fizemos uma visita ao Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile, também na Pampulha e ambos projetados por Oscar Niemeyer. A visita foi muito importante para um primeiro contato com a arquitetura e alguns conceitos retirados do livro Lições de Arquitetura de Herman Hertzberger.
Foi interessante também ter a oportunidade de olhar pela primeira vez esses lugares com os olhos de arquiteto - mesmo que iniciantes!

sábado, 14 de agosto de 2010

Retrato Refeito

Ao refazer o retrato da Marina eu quis fazer alguma coisa mais suave, com menos elementos além de melhorar algumas coisas do meu trabalho anterior, como a integração com o fundo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Retrato


Nesse primeiro trabalho, o aluno deveria realizar um retrato de um colega evidenciando algumas coisas que representam esse colega.
Eu realizei um retrato da Marina Peixoto. Pelo pouco que a conheço, pelo orkut e pelas perguntar que eu fiz à ela eu pude descobrir algumas coisas que ela gosta, também representadas na imagem.