segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conceitos

LE PARKOUR:
é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

DERIVA:
Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É sempre interessante construir um mapa do percurso traçado, esse mapa deve acompanhar anotações que irão indicar quais as motivações que construiu determinado traçado. É pensar por que motivo dobramos à direita e não seguimos retos, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita... Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não.

Apesar de ser inúmeros os procedimentos de deriva, ela tem um fim único, transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. Construir um espaço onde todos serão agentes construtores e a cidade será um total.

FLASH MOB:

são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

FLANEUR:

Flanêur é uma palavra do francês que pode ser traduzida como ''Flanador'' e usada para se referir a homens com um certo comportamento peculiar. Esse estilo de vida foi assim chamado pelo poeta Charles Baudelaire.

Flanar é vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta.
O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.

O flanêur é simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples.

Fonte: Wikipédia

sábado, 11 de setembro de 2010

FAD - Festival de Arte Digital

O Festival de Arte Digital é exatamente isso: um local onde as pessoas podem interagir digitalmente com a arte. São algumas instalações onde você pode intaragir com os objetos produzidos pelos artistas.Aqui algumas que eu achei mais interessantes:
Nessa instalação você toca na bolinha e quando outra pessoa te encosta um pano que está no teto muda de cor produz sons diferentes.Nessa você pode "pichar" coisas na projeção com uma lata que possui um sensor. Você também pode escolher cores diferentes.Nesse aqui você pode escolher o som que as bolinhas vão produzir ao bater na parte inferior da tela e a quantidade de bolinhas. Com umas pecinhas de lego que estão encima de um "filtro" você muda a nota quando muda elas de lugar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010